Comitê selecionador
Johanné Gómez Terrero
República Dominicana
É uma cineasta cujo trabalho se enfoca em um horizonte caribenho e descolonial. Seu documentário ‘Caribbean Fantasy’ (2016) impulsionou sua carreira, sendo premiado em vários festivais e analisado em contextos acadêmicos. Prestes a estrear ‘Sugar Island’ no Festival de Veneza, também coordena o laboratório do documental MiradasAfro.
Danielle Bertolini
Brasil
Documentarista, produtora e roteirista desde 2000, é mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea e fundadora do Festival de Cinema Feminino “Tudo Sobre Mulheres”. Atuou com cineastas como Joel Pizzini e João Moreira Salles e está finalizando seu primeiro longa, “Plantadores de Água”, enquanto se prepara para “Somos Tereza”, co-dirigido com Oz Ferreira. Lésbica e mãe de Gabriel e Francisco.
Nuri Duarte
Cuba
Reside em Havana, trabalha como roteirista, docente e analista de roteiros. Estudou Roteiro Cinematográfico na EICTIV e pós-graduação na ESCAC. Coordenou o Mestrado em Escrita Criativa de Roteiro Audiovisual da EICTIV e assessora projetos na América Latina, incluindo colaborações com o DGCINE e o CCC.
Elton Martin
Brasil
De uma vila rural chamada João Carro, sempre sonhou em ser artista. Formado em teatro pela UNEMAT e pós-graduando em cinema e linguagem audiovisual para web, fundou o MT Queer, destacando-se na cultura do centro-oeste. Casado com Hiago Conrado, luta pela diversidade e igualdade, moldando o audiovisual queer com paixão e inovação.
Sabrina Tenório Luna
Brasil
É professora de Cinema na UFMT e doutora em Comunicação pela UFPE, com período na Universidade Livre de Berlim. Atuou como curadora e produtora de diversos festivais de cinema. Sua pesquisa de doutorado focou no uso de arquivos no documentário e cinema experimental, resultando em oficinas, publicações, um curta-metragem e um podcast.
Jean Jean
Haiti
Egresso da EICTV, é cofundador da Soup Joumou Films e diretor do documentário premiado ‘Si Bondye vle, Yuli’. Também é um ator premiado em festivais como Cannes, Berlinale e Sundance, tendo recebido prêmios como o Coral de Melhor Ator e o Mayahuel. É membro fundador do Movimento Azuei e da ACÚ, e representante do Haiti na EICTV.
Daniela Marinho
Brasil
Produtora de cinema com mestrado em Comunicação Social e formação em Direito. Produtora do curta-metragem ‘As Miçangas’, selecionado para a Berlinale Shorts em 2023, e do vindouro longa “Sangue do Meu Sangue”, de Rafaela Camelo (coprodução Brasil/Chile/França), em pós-produção. É Produtora Executiva na Gestão Compartilhada do Cine Brasília entre 2024 a 2027.
Diana Ramos Medina
Colômbia
Produtora criativa com mais de 19 anos de experiência, produziu filmes premiados como “Anna” e “No Todo es Vigilia”. Fundadora da agência de distribuição Doc:Co e do fundo de investimento Laima Capital, atualmente cursa Mestrado em Filosofia na Universidade Nacional de Quilmes, Argentina.
realizadores: